AS BORBOLETAS...

Convido você a pensar sobre questões fundamentais para o ser humano. A maioria de nós está em constante busca de viver bem, de usufruir da vida e de nos desvencilhar da solidão.

Nossa história nos formou. Somos quem somos devido aos sistemas dos quais fazemos parte.

Ao mesmo tempo que ansiamos por um amor verdadeiro, que nos traga segurança, proximidade e cuidado; também desejamos viver paixões que nos revigorem, que acordem nosso desejo, que faça nossos corpos suspirarem.

O erotismo também é uma parte essencial de nós. É a propulsão de vida, o exalar da essência humana, a descoberta de si mesmo. Ele requer distanciamento, mistério, busca o inusitado, a espontaneidade, o perigo, o inseguro...Busca o encontro e o desencontro, ao mesmo tempo.

Falariam o amor e o erotismo duas línguas distantes? Em que etapas do caminho eles podem se cruzar? Pode uma relação estável manter acesa a chama do desejo após muito tempo? Conversaremos sobre estes e outros temas...




sexta-feira, 16 de outubro de 2015

TRANSFORMAÇÕES E RELACIONAMENTO A DOIS


Li um pensamento da Clarice Lispector que me fez pensar na forma como nos relacionamos.
"E a mulher era o mistério em si mesmo, descobriu. Havia em todas elas uma qualidade de matéria prima, alguma coisa que podia vir a definir-se mas que jamais se realizava, porque sua essência mesma era a de "tornar-se"".
Gostaria de pensar um pouco mais à respeito de relacionamento conjugal. Cada um é único, é especial, por isso é raro. Não há uma receita de como ele deve acontecer, tendo em vista que são dois seres auteros. E se aprofundarmos um pouco mais, perceberemos que dentro do mesmo relacionamento, acontecem as mudanças, os ciclos, as etapas que também são únicas. Somos pessoas em movimento, em constante mudanças internas e externas. Assim como nosso corpo e aparência sofrem transformações, elas também acontecem no nosso ser, na forma de pensar, de gostar, de desejar, de perceber a vida. Não somos os mesmos de anos atrás. E esse movimento de transformação pessoal, trás para o relacionamento a dois a possibilidade de renovação, de descoberta, de re-conquista, de vivenciar novas experiências e tantas outras coisas que podem proporcionar gostos e sensações por demais prazeirosas e desafiadoras.
O pensamento da Clarice fala da mulher, mas também fala da natureza humana. Desse mistério, dessa constante metamorfose. "Havia em todas elas uma qualidade de matéria prima, que tem em sua essência mesma o de "tornar-se". Isso é lindo!
Muitos podem dizer, mas é inseguro. Sim. Mas a materia prima dos relacionamentos tem essa essência, de tornar-se, de transformar-se, de novas vivências. É preciso encarar essa "insegurança" como algo produtivo, desafiador, que jamais irá se realizar, como uma não acomodação, e uma necessidade de se cuidar, de regar, de se abrir e aprender sempre.
Continuar a usar os velhos moldes, mesmo dentro de um relacionamento a longo prazo, vai leva-lo a um enfadonho movimento repetitivo em todas as áreas.
Ninguém é completamente de alguém. Por mais que se esteja num relacionamento de 40 anos. As individualidades precisam está vivas.
A meu ver, esse é um ponto extremamente importante para que um casal possa continuar a se relacionar bem e se desenvolver como indivíduo e como parceiro.
Somos pessoas marcadas pela nossa história, pelos encontros e desencontros ao longo da vida. E são essas experiências que fizeram de nós quem somos, que contribuíram para a maturidade de hoje, para a pessoa que nos tornamos. Porém,há uma tendência natural de defesa, e por isso se cria uma barreira para uma nova escuta, uma nova forma de ser e de se relacionar. É claro que as experiências passadas vão aparecer através dos medos, das inseguranças, das prevenções que vão impulsionar o agir como antes. Por isso,é preciso estar atento e disposto a continuar aprendendo que a vida é bela, e o que há de mais importante nela são esses encontros de alma, são os relacionamentos que trazem aprendizado e transformação, à medida que há interações. E assim transformamos e somos transformados a cada dia.
Segundo a mesma autora, nada existe que escape à transfiguração. Que a aproveitemos.
Jackie Kauffman- Psicóloga
Contato: jacpsicologa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário