AS BORBOLETAS...

Convido você a pensar sobre questões fundamentais para o ser humano. A maioria de nós está em constante busca de viver bem, de usufruir da vida e de nos desvencilhar da solidão.

Nossa história nos formou. Somos quem somos devido aos sistemas dos quais fazemos parte.

Ao mesmo tempo que ansiamos por um amor verdadeiro, que nos traga segurança, proximidade e cuidado; também desejamos viver paixões que nos revigorem, que acordem nosso desejo, que faça nossos corpos suspirarem.

O erotismo também é uma parte essencial de nós. É a propulsão de vida, o exalar da essência humana, a descoberta de si mesmo. Ele requer distanciamento, mistério, busca o inusitado, a espontaneidade, o perigo, o inseguro...Busca o encontro e o desencontro, ao mesmo tempo.

Falariam o amor e o erotismo duas línguas distantes? Em que etapas do caminho eles podem se cruzar? Pode uma relação estável manter acesa a chama do desejo após muito tempo? Conversaremos sobre estes e outros temas...




sexta-feira, 16 de outubro de 2015

DA SÉRIE A DOR DE CADA UM: OS MEDOS E REAÇÕES DE DEFESA


Hoje não consegui ver a super lua, nem o eclipse na minha cidade. As nuvens e a chuva impediram a visão.
Todavia, mesmo que eu não possa ver, sei que acima dessas nuvens a super lua está lá, e o eclipse está acontecendo. Não importa se eu veja ou não.
Muitas vezes os temporais da caminhada da vida podem está impedindo que você veja o que realmente está acontecendo. Pode até parecer que não há uma lua enorme, vermelha, brilhante e linda nesse momento; e que só o que você consiga ver são as nuvens carregadas. Porém, independente do que enxerga nesse momento, faça um exercício de ultrapassar essas nuvens e se conectar com seu coração. Ele está acima de todo esse céu cinza. O que o faz não acreditar que há uma lua enorme por detrás das nuvens? E todos esses sentimentos que afloram por não poder ver nesse momento?
Com calma respire, perceba o que sente, não fuja dos sentimentos e pensamentos. Deixe-os vir e ir.
Há dor, angustia e medo? Não lute contra esses sentimentos. Assuma-os.
De que tem medo? Responda tendo como foco você, não o outro.
A angustia que lhe aperta o coração lhe aponta para sentimentos só seus.
Ninguém fora de você tem poder para lhe causar qualquer tipo de dor, a não ser que você permita.
Não foi seu marido, sua esposa, seu parceiro, seus pais, seus amigos que lhe trouxeram tristeza.
Foram seus medos de rejeição, de não ser escolhido, sua necessidade de ser aceito, de ser admirado, sua carência, o temor de ficar sozinho no mundo, o desejo de ser cuidado, a sua baixa estima e necessidade de alguém provar que você é especial, a sua falta de fé em si mesmo, a sua auto-cobrança, sua busca de perfeição e tantas outras coisas só suas, impregnados em você pela sua história, e que de alguma forma, “justificam" seus atos, posturas e reações.
Não foi ninguém que lhe machucou. Você tem marcas internas, e independente de quem cruzar o seu caminho, você vai ter as mesmas sensações, reações, projeções e proteções. Pois a dor está dentro de você., não importa para onde vá ou com quem esteja, você a carregará consigo. Por isso cuide dela.
Como fazer isso?
- Fique no momento presente. Pare de resistir à experiência de ficar com essa dor e aproveite-a como oportunidade de um encontro consigo mesmo.
- Reconheça a si e o que o move, o que o ira, o que o angustia, o que o amedronta.
- Pare de procurar falhas nos outros.
- Pergunte o que há dentro de você para que esteja sentindo e reagindo dessa ou daquela forma, para que esteja tão irritado, tão intimidado. O que há dentro de si que o faz ficar tão mobilizado por falas e atitudes do outro?
- Não somos vítimas dos nossos relacionamentos, somos participantes deles.
- Pare de, por medo de ser abandonado, reagir de maneira a afastar as pessoas de você.
Lembre sempre que aquilo que percebemos nos outros e no mundo exterior é uma projeção dos nossos pensamentos.
Escolha curar seu relacionamento consigo mesmo e não mais julgue a si.
Assuma todos os dias a responsabilidade por sua vida e escolhas. O maior inimigo está dentro de cada um de nós.
Seja livre para aceitar quem você é. Não tente mudar o que passou, isso não é possível e aprisiona. Perdoe a si mesmo. Perdoe a criança ferida dentro de si. Não se cobre pelos erros cometidos. Não se culpe pelo que escolheu, pelos caminhos trilhados. eles foram as únicas escolhas possíveis para aquele momento, para a pessoa que você era. Liberte-se da culpa do passado. Ele já foi, e tudo o que passou faz parte do seu processo de crescimento, de amadurecimento, de transformação. Aceite e confie. Se não consegue sozinho busque ajuda.
E sem tantos pesos, continue sonhando, sabendo contudo escolher os seus caminhos conectado com o que você é hoje. Mas não se cristalize. Amanhã a escolha poderá ser diferente. Mas isso você só poderá saber quando esse amanhã chegar.
A vida é cheia de desafios, que os encaremos. Não dá pra fugir deles.
jacpsicologa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário